Para equilibrar a saúde financeira do seu negócio é fundamental ter um planejamento tributário eficiente. Escolher o regime tributário adequado, aproveitar ao máximo os créditos fiscais e deduções, e estar preparado para fiscalizações são passos essenciais para evitar surpresas fiscais e otimizar seus pagamentos de impostos. Com as novas leis tributárias entrando em vigor em 2024, é crucial se manter informado e ajustar seu planejamento conforme necessário.
Nós da Talst Contabilidade somos especialistas em empreendedorismo e estamos preparados para te auxiliar na construção do sucesso do seu negócio. Atuamos na área contábil, fiscal, tributário, administração pessoal, constituição de empresas, imposto de renda, BPO Financeiro e com plataforma totalmente digital.
O primeiro passo para um planejamento tributário eficaz é escolher o regime tributário que melhor se adequa à sua empresa. Aqui no Brasil, por exemplo, os principais regimes são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Existem ainda algumas dicas importantes para a escolha do regime, são elas:
Analise o faturamento anual: Verifique o limite de faturamento para cada regime e escolha o mais adequado.
Considere as margens de lucro: Empresas com margens de lucro baixas podem se beneficiar do Lucro Real.
Projeção de despesas e receitas: Utilize um planejamento financeiro detalhado para prever o melhor regime.
Uma estratégia eficaz de planejamento tributário envolve o máximo aproveitamento dos créditos fiscais e deduções permitidas por lei. Algumas práticas incluem: Manter uma contabilidade precisa e atualizada, revisar periodicamente as normas tributárias e investir em treinamentos e consultorias. Este ano, novas leis tributárias já estão em vigor, como a lei que altera regras de tributação de incentivos fiscais e está em andamento a Reforma Tributária, com várias mudanças tributárias.
Para mais informações e dicas sobre gestão financeira e planejamento tributário, continue acompanhando nosso blog e entre em contato conosco para uma consultoria personalizada.
Comments